NIASE E TERTÚLIAS DIALÓGICAS NO BRASIL: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE SONHO E CIÊNCIA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Helenice A. Magalhães de Sousa Guedes
  • Fabiana Marini Braga
  • Éverton Madaleno Batisteti
  • Rosimara Silva Correia

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id629

Resumo

Este artigo compõe uma edição comemorativa dos vinte anos de existência do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – Niase, de 2002 a 2022. Objetiva apresentar, por meio de levantamento bibliográfico, estudos e publicações do núcleo e evidenciar as contribuições para potencializar o ensino e aprendizagem, nas diversas áreas do conhecimento no que se refere à realização das Tertúlias Dialógicas, uma Atuação Educativa de Êxito (AEE) que consiste na leitura dialógica de obras clássicas universais nas áreas da literatura, arte, música, dentre outras. Para tanto, são destacados os trabalhos desenvolvidos pelo núcleo ao longo desse período, tais como: artigos, dissertações e teses envolvendo a temática “Tertúlia Dialógica” e os resultados em tais pesquisas para a área da educação. Para maior compreensão, também compõe o texto os fundamentos teóricos da Teoria da Aprendizagem Dialógica e dos sete princípios que a resumem, que têm como bases principais as ideias de Freire, Flecha e Habermas. Os resultados do conjunto das pesquisas apresentadas evidenciam, a partir da realização de Tertúlias Dialógicas, melhorias na aprendizagem em contexto escolar, interação e convivência mais respeitosa e dialógica entre crianças, jovens e pessoas adultas de todas as idades. Além disso, evidenciam o trabalho realizado pelo Niase ao longo de duas décadas e como as práticas educacionais de sucesso requerem embasamento teórico e evidência de resultados para que se desenvolvam, permaneçam ao longo dos anos e se espalhem para diferentes localidades.

Biografia do Autor

Helenice A. Magalhães de Sousa Guedes

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar- Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora da Prefeitura Municipal de Limeira-SP. Membro do NIASE.  

Fabiana Marini Braga

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Membro/coordenadora do Niase. 

Éverton Madaleno Batisteti

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar- Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor na Prefeitura Municipal de Campinas e membro do Niase.  

Rosimara Silva Correia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar- Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Niase.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Magalhães de Sousa Guedes, H. A. ., Marini Braga, F. ., Madaleno Batisteti, Éverton ., & Silva Correia, R. . (2022). NIASE E TERTÚLIAS DIALÓGICAS NO BRASIL: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE SONHO E CIÊNCIA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Crítica Educativa, 8(3), 1–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id629

Edição

Seção

NIASE_20 anos