Diálogos e conexões entre práticas socioculturais e o saber escolar em um assentamento rural (Dialogue and connections between social cultural practices and school knowledge in a rural settlement)

Autores

  • Filardes de Jesus Freitas da Silva Universidade Federal do Pará e IEMCI
  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.63

Palavras-chave:

Matematização. Práticas Socioculturais. Problematização.

Resumo

O  presente trabalho tem como objeto de estudo a identificação dos possíveis diálogos e conexões entre os saberes emergidos das práticas socioculturais (problematizações e matematizações) dos trabalhadores e trabalhadoras em um assentamento rural no oeste do estado do Maranhão e os saberes matemáticos disseminados pelo currículo oficial em uma escola que têm com premissas atender às necessidades e anseios desses sujeitos. Os principais aportes teóricos direcionadores do estudo foram D’Ambrosio (2012), Freire (2014) e Mendes (2010). Os sujeitos da pesquisa foram quatro assentados e quatro professores que ministram a disciplina de matemática na escola do assentamento. A investigação se apresenta como uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo; entretanto, o estudo na sua arquitetura busca compatibilizar algumas técnicas etnográficas, tais como a observação direta e participante, o diário de campo, a história de vida e as entrevistas.

Biografia do Autor

Filardes de Jesus Freitas da Silva, Universidade Federal do Pará e IEMCI

Professor da Educação Básica e Tecnlógica do IFMA. Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas da PPGECEM-UFPA.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pesquisador Nível 1d do CNPq, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1983), especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro, SP (2008). Atualmente é professor Titular do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História e Pedagogia da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, ensino de matemática, educação matemática, história da matemática em sala de aula e etnomatemática.

Referências

ALDER, K. A medida de todas as coisas: a odisseia de sete anos e o erro encoberto que transformaram o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

BENDICK, J. Pesos e medidas. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1965.

BOYER, C. B. História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 1996.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática – da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2012.

__________. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1998.

__________. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e Matemática. 2ª ed. Campinas: Summus Editorial, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LOPES, L. S. A cultura da medição em Portugal ao longo da história. Educação e Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, n. 84, p. 42-48, 2005.

MAIOR, A. S. Quebra-quilos: lutas sociais no outono do império. 2ª ed. São Paulo: Nacional, 1978.

MAUSO, A. P. T. Estudo da utilização de medidas não-oficiais em uma comunidade de vocação rural. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática na Área de Ensino e Aprendizagem da Matemática), Associada à Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

MENDES, I. A. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

__________. O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais. Rio Claro, São Paulo: Bolema, v. 23, n. 36, p. 571-595, 2010.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PAIVA, I. A. Lutas sociais e currículos escolares: questões, intensões e práticas. Unicamp, São Paulo: Pro-Posições, v. 18, n. 2 (53), p. 67-76, 2007.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Silva, F. de J. F. da, & Mendes, I. A. (2017). Diálogos e conexões entre práticas socioculturais e o saber escolar em um assentamento rural (Dialogue and connections between social cultural practices and school knowledge in a rural settlement). Crítica Educativa, 2(2), 197–211. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.63