VIDA ADULTA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO NIASE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Adriana Fernandes Coimbra Marigo
  • Osmair Benedito da Silva
  • Maria Alice Zacharias
  • Ana Carolina Pando
  • Cristiane Fontes de Oliveira
  • Maria Gorete dos Santos Netta
  • Brenda Generoso de Lima Rocha

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id630

Resumo

O artigo revela resultados de uma revisão bibliográfica de onze dissertações produzidas pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), no enfoque do eixo de Vida Adulta, com objetivo de mostrar como este núcleo compreende e age para superar desafios referentes à educação de pessoas jovens e adultas, com apoio do referencial da aprendizagem dialógica. A análise do material selecionado possibilitou mapear: a) Metodologia, fontes e instrumentos de pesquisa; b) Problemáticas de estudo; c) Resultados indicados nas dissertações. Os resultados indicaram coerência entre práticas e teorias educativas direcionadas para a transformação social. As conclusões ressaltaram que os processos educativos com pessoas jovens e adultas devem se apoiar em conhecimento científico produzido em diálogo com quem vivencia as problemáticas estudadas.

Biografia do Autor

Adriana Fernandes Coimbra Marigo

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE).  

Osmair Benedito da Silva

Doutor em Ciências pela UFSCar. Supervisor de ensino da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE). 

Maria Alice Zacharias

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora da rede de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE). 

Ana Carolina Pando

Estudante de Pedagogia da UFSCar. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE).  

Cristiane Fontes de Oliveira

Doutora em Educação pela UFSCar. Gestora de escola da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE).  

Maria Gorete dos Santos Netta

Especialista em Gestão Escolar pela Uniara. Gestora de escola de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE).  

Brenda Generoso de Lima Rocha

Mestra em Educação pela UFSCar. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE).  

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Fernandes Coimbra Marigo, A. ., da Silva, O. B. ., Zacharias, M. A. ., Pando, A. C. ., Fontes de Oliveira, C. ., dos Santos Netta, M. G. ., & Generoso de Lima Rocha, B. . (2022). VIDA ADULTA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO NIASE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Crítica Educativa, 8(3), 1–23. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id630

Edição

Seção

NIASE_20 anos