Movimentos sociais e educação: intervenções político-pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba

Autores

  • Mariana Martha Cerqueira Silva UFSCar-So

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.65

Palavras-chave:

Movimento negro. Educação. Relações étnico-raciais.

Resumo

Este artigo se insere nas discussões sobre movimentos negros e educação e é fruto da pesquisa que desenvolvi no mestrado em Educação. O presente trabalho apresenta como objetivo recontar o percurso histórico da população negra de Sorocaba desde o século XVI bem como mapear a presença atual de coletividades negras nesta mesma cidade. Os dados aqui expostos são resultado de ampla pesquisa bibliográfica sobre a história da cidade a partir de levantamento de obras do historiador Carlos Carvalho Cavalheiro. O mapeamento dos movimentos negros em atuação no século XXI são decorrentes do critério metodológico da pesquisa participante desenvolvida naquela ocasião. Nesse contexto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os/as militantes destes movimentos negros que nos cederam os dados compartilhados neste artigo. A história desta população negra segue o padrão da negligência, quando não da distorção, a que foram submetidos os feitos históricos de resistência, luta e intervenção social encabeçados por afrodescendentes. As ações dos movimentos negros em atuação revelam que a conquista por direitos sociais é ainda bandeira de luta no século XXI e que o campo da educação continua sendo espaço formativo para

Referências

CAVALHEIRO, Carlos. A história do Preto Pio e a fuga de escravos de Capivari, Porto Feliz e Sorocaba. Sorocaba: Edição do autor, 2007.

__________. Nossa gente negra. Sorocaba: Crearte Editora, 2013.

__________. Scenas da escravidão. Breve ensaio sobre a escravidão negra em Sorocaba. Sorocaba: Crearte Editora, 2006.

__________. Vadios e imorais: Preconceito e Discriminação em Sorocaba e Médio Tietê. Sorocaba: Crearte Editora, 2010.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo [online].2007, vol. 12, n. 23, p.100-122.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. UFMG, Brasília: 2003.

HAMPATÉ BÂ, A. A tradição viva. História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010.

OLIVEIRA, Eduardo David de. Epistemologia da ancestralidade. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins, vol. 1, nº 2, março/agosto 2009.

__________. Filosofia da ancestralidade como filosofia africana: educação e cultura afro-brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE. Número 18.maio-out.2012, p. 28-47.

PEREIRA, Amauri Mendes. Trajetórias e perspectivas do Movimento Negro Brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

PEREIRA, Amílcar Araujo. “O mundo negro”: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970-1995). Tese (doutorado em História). UFF, Rio de Janeiro, 2010.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Pedagogia da Tradição: as dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras. Revista Paidéia. Univ. Fumec. Belo Horizonte, ano 8, nº 11, p. 31-52, jul/dez 2011.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro, p. 237-280. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais: Portugal, 2002.

SILVA, Mariana Martha de Cerqueira. Africanidades e Educação Popular: uma análise de propostas e vivências pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba. Dissertação de mestrado (Educação). UFSCar-So, agosto/2014.

SILVA, Petronilha B. G. Africanidades brasileiras: esclarecendo significados e definindo procedimentos pedagógicos. Revista do professor. Porto Alegre 19 (73): p. 26-30. jan/mar, 2003.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Cerqueira Silva, M. M. (2016). Movimentos sociais e educação: intervenções político-pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba. Crítica Educativa, 2(1), p.66–78. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.65

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais