A temática ambiental e a literatura infantil contemporânea: que relações com a natureza estão postas?

Autores

  • Gabriella Pizzolante da Silva UFSCar
  • Carolina Rodrigues de Souza UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v9.id672

Resumo

O artigo proposto tem por objetivo levantar reflexões teóricas  sobre a veiculação, nos livros infantis, de discursos que sustentam uma espécie de pedagogização do contato com a temática ambiental. Com caráter instrumentalizado, didatizado e moralizante, essa literatura se preocupa, majoritariamente, em prescrever às crianças maneiras de ser, estar e agir no mundo, marcado atualmente pela ideia de crise ambiental. Nesse sentido, é uma literatura que busca produzir subjetividades coletivas homogeneizadas e não permite forjar outros e novos territórios existenciais. Em outra direção, a partir de nova lógica ecosófica, apresenta-se aqui a possibilidade da literatura infantil enquanto arte, provocadora de potentes experiências infantis, cuja centralidade esteja na própria infância.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Pizzolante da Silva, G., & Rodrigues de Souza, C. . (2023). A temática ambiental e a literatura infantil contemporânea: que relações com a natureza estão postas? . Crítica Educativa, 9(1), 01–14. https://doi.org/10.22476/revcted.v9.id672

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais