Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo

Autores

  • Dulcinéia de Fátima Ferreira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Maria Carla Corrochano Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Ana Paula Souza Brito PME Sorocaba
  • Debora Bergamini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Flávia Ginzel Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Caio Rennó José

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.70

Palavras-chave:

Educação. Democracia. Plano Municipal de Educação. Fórum Popular de Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central realizar uma discussão em torno do jogo de força entre a regulação e a emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação na cidade de Sorocaba. Mobilizados por um cenário político no qual forças conservadoras colocam em risco a nossa jovem democracia, buscamos discutir, à luz da perspectiva freireana, as possibilidades que nascem a partir de movimentos de participação democrática, tendo como foco de nosso estudo a emergência do Fórum Popular de Educação de Sorocaba. Através da análise do processo antidemocrático conduzido pelo executivo municipal e pelo Conselho Municipal de Educação durante a elaboração do Plano, identificamos que mesmo em um momento político marcado pelo autoritarismo e pela falta de diálogo, surgem forças contra-hegemônicas capazes não somente de resistir, mas de criar novas formas de participação, como a experiência cristalizada na constituição do Fórum Popular de Educação.

Biografia do Autor

Dulcinéia de Fátima Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Professora Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba). Doutora (2006) e Mestre (1999) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas ? SP (UNICAMP). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema- São Paulo - (1988). É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e movimentos Sociais (GECOMS - UFSCar - Sorocaba) e participa como colaboradora do Grupo de pesquisa Tecnologias e processos de subjetivação (UNESP - Rio Claro - SP). Realiza trabalhos de ensino pesquisa e extensão vinculados ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd Campus Sorocaba). Eixos temáticos: Educação, política e processos de subjetivação, Educação e Cultura Popular; Educação de Jovens e Adultos, Educação como prática da liberdade.

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: Câmara dos Deputados, 2000.

__________. Centro de Documentação e Informação. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE – 2011/2020) - Projeto de Lei Nº 8.035, de 2010 aprovado na câmara dos deputados. Brasília: Edições Câmara, 2011.

__________. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014. Disponível em: . Acessado em: 12/06/2016.

CHAUÍ, Marilena. Cidadania cultural. 1ª ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

__________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

__________. A Educação na Cidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1995.

__________. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 2000.

__________. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. Ver. São Paulo: UNESP, 2003.

PELBART, P. P. Poder sobre a vida, potência da vida. Revista Lugar comum, nº 17, 2010, p. 33-43.

ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SANTOS, B. S. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luis Heron da (Org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.

__________. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

______. (org.) Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as Ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004 (p. 777-821).

__________. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SOROCABA. Prefeitura Municipal. PME Sorocaba 2015-2025: Regimento. Sorocaba: Secretaria de Educação, 2015.

SOROCABA. Prefeitura Municipal. Secretaria de Educação. Deliberação nº 02/2015, de 22 de maio de 2015. Delibera a Aprovação das alterações no Regimento das Plenárias Municipais da Educação de Sorocaba. Disponível em: /pme/regimento-2/>. Acessado em: 20/06/2016.

__________. Plano Municipal de Educação. In: http://www.sorocaba.sp.gov.br/pme/. Acesso em: 29 de maio de 2016.

VARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existência docente na descontinuidade das políticas educacionais. Tese de Doutorado. Universidade de Campinas, 2005.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Ferreira, D. de F., Corrochano, M. C., Brito, A. P. S., Bergamini, D., Ginzel, F., & José, C. R. (2016). Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. Crítica Educativa, 2(1), p.79–95. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.70

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais