Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.70Palavras-chave:
Educação. Democracia. Plano Municipal de Educação. Fórum Popular de Educação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo central realizar uma discussão em torno do jogo de força entre a regulação e a emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação na cidade de Sorocaba. Mobilizados por um cenário político no qual forças conservadoras colocam em risco a nossa jovem democracia, buscamos discutir, à luz da perspectiva freireana, as possibilidades que nascem a partir de movimentos de participação democrática, tendo como foco de nosso estudo a emergência do Fórum Popular de Educação de Sorocaba. Através da análise do processo antidemocrático conduzido pelo executivo municipal e pelo Conselho Municipal de Educação durante a elaboração do Plano, identificamos que mesmo em um momento político marcado pelo autoritarismo e pela falta de diálogo, surgem forças contra-hegemônicas capazes não somente de resistir, mas de criar novas formas de participação, como a experiência cristalizada na constituição do Fórum Popular de Educação.
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