Neoconservadorismo, movimentos sociais e educação no campo no Brasil

Autores

  • Luiz Bezerra Neto UFSCAR
  • Flávio Reis dos Santos UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.77

Palavras-chave:

Nova Direita. Coalização Neoconservadora. Movimentos Sociais. Educação

Resumo

Após apontar a constituição da coalizão neo-conservadora, este escrito expressa as propostas e estratégias da nova direta a partir das ações empreendidas pelas bancadas conservadoras no parlamento brasileiro e da atuação de movi-mentos sociais organizados por meio das redes sociais, no momento em que o país está envolto em três substanciais crises, uma econômica, uma política e uma social. Por fim, indica as reivindicações dos movimentos sociais do campo e as consequências da coalizão neoconservadora para a educação dos sujeitos que habitam o meio rural.

Biografia do Autor

Luiz Bezerra Neto, UFSCAR

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/GEPEC/UEG). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/HISTEDBR/UFSCar).

Flávio Reis dos Santos, UFSCAR

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/HISTEDBR/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Bezerra Neto, L., & Santos, F. R. dos. (2016). Neoconservadorismo, movimentos sociais e educação no campo no Brasil. Crítica Educativa, 2(1), p.52–65. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.77

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais