Educação e movimentos sociais na região de Sorocaba/SP: incipiente mapeamento

Autores

  • Marcos Francisco Martins Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Débora Bergamini

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.78

Palavras-chave:

Movimentos Sociais. Educação Não Escolar. Educação não formal. Sorocaba/SP.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a trinta e nove movimentos sociais da região de Sorocaba, com o objetivo de identificá-los e também a práxis educativa que desenvolvem. A metodologia de coleta de dados contou com um levantamento de informações disponibilizadas na Internet e com um questionário aplicado aos integrantes dos movimentos investigados. Os dados foram analisados pela referência aos conceitos de práxis comunitária e práxis social. Basicamente, o texto divide-se em duas parte, sendo que a primeira contém uma síntese das abordagens dos movimentos sociais, identificando-os como clássicos e "novos movimentos sociais", e na segunda os dados coletados são apresentados e analisados. Na conclusão, destaca-se que, apesar de limites, a práxis educativa é indispensável à existência dos próprios movimentos e à superação do atual padrão de civilidade.

Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Editor da Crítica Educativa, é graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação. Coordena o Programa de Mestrado em Educação da UFSCar Campus Sorocaba, é líder do GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação - e bolsista PQ-CNPq.

Débora Bergamini

Graduada em História e mestranda no programa de pós-graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba.

Referências

BURGOS, R. Pesquisa qualitativa: reflexões geográficas a partir de um estudo de caso sobre as contradições urbanas da cidade de Sorocaba/SP/Qualitative Research: Geographic Considerations from a Case Study on Urban Contradictions of the City of Sorocaba-SP. Geographia Meridionalis, v. 1, n. 1, p. 145-159, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20/04/2016.

CARDOSO, M. M. R.; MARTINS, M. F. A catarse na pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 57, p. 146-164, jun2014. Disponível em:<http://ojs.fe.unicamp.br/ged/histedbr/article/view/6110/0>. Acessado em: 20/04/2016.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, Manuel e CARDOSO, Gustavo (org.). A sociedade em rede: do conhecimento à Acção Política. Trad. de Tânia Soares. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006, p. 17 a 30. (Debates – Presidência da República). Disponível em: <http://biblio.ual.pt/Downloads/REDE.pdf>. Acessado em: 20/09/2013.

CHAUÍ, M. Cidadania cultural. 1ª ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra. São Paulo, n. 9, p. 123-132, out.1969. Disponível em: <http://www.rcdh.es.gov.br/sites/default/files/Freire,%20Paulo%201969%20Papel%20da%20educacao%20na%20humanizacao.pdf>. Acessado em 20/04/2016.

GALVÃO, A. Marxismo e movimentos sociais. Crítica marxista, nº 32. São Paulo: UNESP, 2011, p. 107-126.

GOHN, M, da G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 2ªed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

HARVEY, D. Condição pós-moderna - uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Trad. de Adail U. Sobral e Maria S. Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

MALFATTI, S. A. Os Movimentos Sociais em Alain Touraine. Revista Estudos Filosóficos, nº 6/2011. UFSJ - São João del-Rei, p. 217-228. Disponível em: <http://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art13_rev6.pdf>. Acessado em: 20/04/2016

MARTINS, M. F. Educação sócio-comunitária em construção. Revista Histedbr On-line, Campinas, n. 28, p. 106-130, dez. 2007, Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/28/art08_28.pdf >. Acesso em: 02 set. 2010.

___________ e MENDONÇA, Viviane Melo de. Formação e atuação dos militantes dos movimentos sociais. Revista Impulso, Piracicaba-SP, nº 20 jan-jun de 2010. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/338/468. Acessado em: 10/07/2015

__________. Práxis e "catarsis" como referências avaliativas das ações educacionais das ONG's, dos sindicatos e dos partidos políticos. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, p. 533-558, nov. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v16n3/v16n1a03.pdf>. Acessado em: 04/04/2015.

__________ (org.). História dos movimentos sociais da região de Sorocaba: origens, conquistas e desafios. Holambra/SP: Editora Setembro, 2012a. Disponível em: <http://www.ppged.ufscar.br/mce/arquivo/pagina29/hist%C3%B3ria_dos_movimentos_sociais_da_regi%C3%A3o_de_sorocaba_-_marcos_francisco_martins_(org.).pdf>. Acessado em: 19/04/2016.

__________. Educação, movimento sindical e a polêmica em torno da proposta de "sindicato cidadão". Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 45, p. 153-173, mar.2012b. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/histedbr/article/view/3080/2741>. Acessado em: 20/04/2016

__________. La educación política a través de los movimientos sociales: notas sobre las protestas ocurridas en 2013 en Brasil. Revista Pasos. San José-Costa Rica, nº 161, out-dez.2013, p. 34 a 54 (Disponível em: <http://www.deicr.org/pasos-no-161>. Acessado em 01/04/2015)

__________. Educação não escolar: discussão terminológica e mapeamento dos fundamentos das tendências. Revista Contrapontos. v. 16, n. 1, p. 40-61, jan-abr.2016. Disponível em: <http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/7609>. Acessado em 19/04/2016.

MELUCCI, A. Um objetivo para os movimentos sociais? Lua Nova, nº 17, São Paulo, junho de 1989. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n17/a04n17.pdf >. Acessado em: 19/04/2016.

PICOLOTTO, E. L. Movimentos sociais: abordagens clássicas e contemporâneas. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, ano I, edição 2, nov.2007, p. 156-177. Disponível em: <https://csonline.ufjf.emnuvens.com.br/csonline/article/view/358>. Acessado em: 19/04/2016.

SADER, E. Há ainda direita e esquerda? Carta Maior. 13/04/2010. Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=446>. Acessado em: 20/04/2011.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3ª ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1992. (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 40).

__________. Escola e democracia: para além da “teoria da curvatura da vara”. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 227-239, dez.2013. Disponível em: . Acesso em: 28/04/2014.

TOURAINE, A. Os movimentos sociais. In: FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. de S. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1977, p. 335-362.

TUMOLO, P. S. Da contestação à conformação - a formação sindical da CUT e a reestruturação capitalista. Campinas-SP: Unicamp, 2002.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Martins, M. F., & Bergamini, D. (2016). Educação e movimentos sociais na região de Sorocaba/SP: incipiente mapeamento. Crítica Educativa, 2(1), p.96–115. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.78

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais