Infâncias e descolonização: desafios para uma educação emancipatória (Childhoods and decolonization: challenges for an emancipatory education)

Autores

  • Elina Elias de Macedo Unicamp
  • Flávio Santiago Unicamp
  • Solange Estanislau dos Santos UFAL
  • Ana Lúcia Goulart de Faria Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.95

Palavras-chave:

Crianças pequenas. Adultocentrismo. Culturas infantis. Pós-colonialismo.

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre a seguinte indagação: a quem serve a percepção das crianças pequeninhas enquanto sujeitos não produtoras de cultura? Discutiremos, a partir do referencial dos estudos pós-colonialistas, como é possível vislumbrar uma educação emancipatóriaque considera as crianças enquanto seres sociais e consegue efetivamente colocá-las como protagonistas do processo educativo. Os estudos pós-coloniais nos ajudam a problematizar a estrutura capitalista e colonizadora da sociedade e a reprodução de concepções naturalizadas que desqualificam e castram os sujeitos, as subjetividades e legitimam as desigualdades e explorações. Trata-se de exercícios de pensamento em busca de pedagogias descolonizadoras que permitam a emancipação desde o nascimento. O que significa propor olhares que subvertem a ordem escolar vigente que transformam experiências em práticas, em atividades, em disciplinas, que classificam e avaliam linguagens e subjetividades, que normatizam os desenhos, os corpos, os sonhos. Recomendamos uma “desobediência epistêmica”, de não pensar o processo educativo de forma adultocêntrica, de reconhecer a criança como dialética, produtora de cultura e participante da vida social.

Biografia do Autor

Elina Elias de Macedo, Unicamp

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp; Membro do GEPEDISC- linha Culturas Infantis. elinamac@gmail.com

Flávio Santiago, Unicamp

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp; Bolsista FAPESP, professor afastado da Faculdade Zumbi dos Palmares.  Membro do GEPEDISC- linha Culturas Infantis. Membro da Gestão 2016- 2018 do Fórum Paulista de Educação Infantil.

Solange Estanislau dos Santos, UFAL

Docente na Universidade Federal de Alagoas; Membro do GEPEDISC- linha Culturas Infantis. Apoiadora da Gestão 2016- 2018 do Fórum Paulista de Educação Infantil. Líder do grupo GEPPECI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis.

Ana Lúcia Goulart de Faria, Unicamp

Docente da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora da linha Culturas Infantis do GEPEDISC- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural. Membro da Gestão 2016- 2018 do Fórum Paulista de Educação Infantil.

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

de Macedo, E. E., Santiago, F., dos Santos, S. E., & de Faria, A. L. G. (2017). Infâncias e descolonização: desafios para uma educação emancipatória (Childhoods and decolonization: challenges for an emancipatory education). Crítica Educativa, 2(2), 38–50. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.95