CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E EM DEFESA DA ESCOLA CIDADÃ

Autores

  • Telma Temoteo dos Santos IOC- FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id474

Resumo

O presente trabalho discorreu sobre como a mercantilização da educação modula na formação dos sujeitos. Trata-se de uma carta aos professores no sentido de dialogar em como produzir reflexões sobre estes dois importantes temas: educação como mercadoria versus educação para a cidadania. Neste sentido, sabe-se que para defender os modelos de educação que se voltam para o contexto dos sujeitos e ocupam-se em dialogar com as expressões multiculturais e singulares das sociedades é necessário fazer uma crítica contundente ao tratamento dado ao tema educação nas últimas décadas. Desde a incursão de setores internacionais no modo de perceber a educação ao desmonte sistematizado e estrutural da educação brasileira por políticas públicas neoliberais. Essas políticas dão prioridade a formação acrítica dos sujeitos, cujo sentido prioritário seria fornecer conhecimentos que os levem a exercer profissões sem expectativas de crescimento ou ainda incapazes de participarem dos processos decisórios da sociedade. Assim, ao defender a escola como um espaço de fomento a cidadania, pensa-se na formação crítica e contundente de sujeitos que serão protagonistas, autônomos e preceptores na tomada de decisões que não apenas os beneficiem a nível individual como também para a sociedade que fazem parte. Inclusive, pensando nos sujeitos ainda excluídos dos processos decisórios, como as minorias sociais. Deste modo, a escola cidadã em seu projeto institucional se ocupará não apenas do ensino propedêutico mas também da formação para a defesa da vida.

Biografia do Autor

Telma Temoteo dos Santos, IOC- FIOCRUZ

Doutora e Mestre em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Especialista em Imuno-Hematologia (UFRJ), em Gestão Escolar (UCAM) e Educação Especial e Inclusiva (UCAM). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faz parte do corpo de fundadores e do conselho científico na Associação Rio Chagas. É coordenadora das linhas de pesquisas no Colégio Anglo Resende para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica com alunos do ensino médio. É docente de Biologia no Anglo Resende. Atua na formação continuada em Ciências para os professores do Ensino Fundamental I e II, ministrando oficinas e aulas práticas semestrais, com enfoque nos temas: práticas de ensino em Ciências (Física, Química e Biologia), produção de material didático complementar e práticas de laboratório. Atua também na comissão de pré-avaliação da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). 

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Santos, T. T. dos. (2020). CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E EM DEFESA DA ESCOLA CIDADÃ. Crítica Educativa, 6(1), 1–7. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id474

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã"- Cartas Pedagógicas