PROJETO CONSTITUINTE ESCOLAR: UM LEGADO DA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA CIDADÃ EM PORTO ALEGRE/RS

Autores

  • Ana Lúcia Souza de Freitas Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestrado Profissional em Educação, Jaguarão, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id487

Resumo

O artigo apresenta a experiência do Projeto Constituinte Escolar, que deu origem ao Documento-Referência da Escola Cidadã em Porto Alegre. Dá destaque ao processo participativo realizado com todos os segmentos da comunidade escolar e analisa alguns dos princípios e conceitos estruturantes da concepção de Escola Cidadã gestada no contexto da política educacional da Administração Popular neste período (1993-1996). As considerações finais convidam ao diálogo sobre o legado do Projeto Constituinte Escolar, levando em conta suas contribuições para a reflexão sobre a atualidade dos desafios da Escola Cidadã em Porto Alegre.  

Biografia do Autor

Ana Lúcia Souza de Freitas, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestrado Profissional em Educação, Jaguarão, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela PUCRS (2004) com Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica pela Liverpool Hope University (2015). Atualmente morando em Paris, é professora pesquisadora visitante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Avaliação e Gestão da Educação (CNPq). Dedica-se ao projeto ?Cartas Pedagógicas e outros registros: legado e reinvenção do pensamento de Paulo Freire em diálogo com outros autores autoras? por meio do qual revisita a tese da Pedagogia do Inédito-viável (2004), atualizando proposições metodológicas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas. É autora dos livros Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores (EDIPUCRS, 2001) e Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência (Méritos, 2014); coautora e organizadora dos livros Paulo Freire em diálogo com outros autores/as (Méritos, 2013), Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada (Redes, 2009), entre outros; autora de vários verbetes no Dicionário Paulo Freire, entre eles, registro e curiosidade epistemológica. Participou, de forma continuada, por mais de vinte anos do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, tendo exercido a função de coordenação geral do evento em duas edições e integrado a Comissão Coordenadora Estadual em diversas edições, além de exercer, nos últimos anos, a coordenação do eixo temático Paulo Freire em diálogo com outros autores e autoras. Foi professora da Rede Estadual do RS e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhando também como assessora pedagógica da SMED. Atuou como docente no UNILASALLE, na UERGS, na PUCRS, na FURG e na UNISINOS. No Unilasalle, integrou o Núcleo de Educação Popular, vinculada ao Projeto Sonho Possível que deu origem à Escola La Salle Sapucaia do Sul, organizada por ciclos de formação. Integrou a Comissão Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública Participativa na UERGS. Integrou a Coordenadoria de Avaliação e a Coordenadoria de Ensino da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS e exerceu a Coordenação de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Curso de Pedagogia. Na UNISINOS, integrou o corpo docente do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, atuando na linha de pesquisa Gestão Escolar e Universitária. Também integrou a Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisa (CPAA). Possui graduação em Pedagogia pela FAPA (1991), com habilitação em Supervisão Escolar e mestrado em Educação pela PUCRS (1999).

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Souza de Freitas, A. L. (2020). PROJETO CONSTITUINTE ESCOLAR: UM LEGADO DA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA CIDADÃ EM PORTO ALEGRE/RS. Crítica Educativa, 6(1), 1–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id487

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais