BIOGRAFIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: CARTAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Jussara Fraga Portugal UNEB
  • Simone Santos Oliveira UNEB
  • Elci Nilma Bastos Freitas SEC-BA

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id550

Resumo

Resumo

As cartas se constituem como um gênero textual que estabelece comunicação direta com seus interlocutores. Portanto, são textos narrativos e podem se caracterizar como fontes de pesquisa, registros e documentos que evidenciam fatos e acontecimentos vivenciados pelo sujeito narrador. Este texto versa sobre a pesquisa “Isolar para viver: narrativas em tempos de pandemia”, decorrente do projeto de extensão universitária intitulado “Vida e pandemia: narrativas em quarentena”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Geo(BIO)grafar, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais – PROET/Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Trata-se de escritas em cartas de estudantes e professores integrantes do referido grupo, cujas narrativas retratam situações cotidianas experienciadas no contexto da pandemia provocada pela Covid-19. A questão norteadora que mobilizou a escrita das cartas foi: Como os membros do Geo(BIO)grafar narram, a partir de cartas, as experiências vivenciadas no devir da pandemia da Covid-19? No intuito de responder a esta questão, neste texto, intencionamos compreender, através da análise interpretativa-compreensiva, os episódios sobre as vivências e experiências que compõem as narrativas em formato de cartas de quatro membros (professores) do grupo de pesquisa Geo(BIO)grafar no devir do isolamento/distanciamento social imposto pela pandemia pela Covid-19. Nesse processo de biografização por meio das cartas, os professores ressaltam a ruptura da rotina; os medos, angústias, dores e tensões e seus desdobramentos na vida cotidiana. Destacam, também, as estratégias de enfrentamento adotadas para delinear uma nova rotina de vida, estudo e trabalho, no formato remoto emergencial. As narrativas revelam reflexões, inquietações, lições e aprendizagens sobre o vivido e suas reverberações no “novo” cotidiano.

 

Biografia do Autor

Jussara Fraga Portugal, UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Geo(BIO)grafar: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores. Endereço para correspondência: Rua Nossa Senhora Aparecida, 1530, Apt. 902, Bairro Santa Mônica, Feira de Santana, Bahia. CEP: 44077-350.  E-mail: jfragaportugal@yahoo.com.br

Simone Santos Oliveira, UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Geo(BIO)grafar: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores

Elci Nilma Bastos Freitas, SEC-BA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS - Turma 2014; Especialista EAD em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2010/2011; Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1996); Coordenadora pedagógica da Rede Estadual de Ensino (Ingresso: 1998 - Secretaria da Educação do Estado da Bahia); Professora Formadora da UAB/UEFS - Rio Real - Disciplina: Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia; Avaliadora Ad Hoc junto à Revista Temas em Educação e Saúde da UNESP; Aluna Especial 2021.2 na disciplina Docência e Diversidade na Educação Básica junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB ? Campus 01, Foi Aluna Especial 2021.1 nas disciplinas Educação, Subjetividade e Formação e Pesquisa (Auto)biográfica: perspectivas metodológicas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB ? Campus 01); Foi Representante Discente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEFS no período de 2014-2016; Foi Bolsista do Projeto de Alfabetização 1995/1996 pela UEFS e atuou como Representante Discente junto ao colegiado de Pedagogia da UEFS 1995-1996; Membro da ANPED desde 2015; Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) desde 2012; Membro do Grupo de Pesquisa Geografia, Diversas Linguagens e Narrativas de Professores ? GEO(BIO)GRAFAR da UNEB, Campus 11.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Fraga Portugal, J., Santos Oliveira, S., & Bastos Freitas, E. N. (2022). BIOGRAFIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: CARTAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS. Crítica Educativa, 8(2), 1–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id550

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida