FOFOCAS HETEROAUTOCIENTÍFICAS: TANGENCIAR PARA TRANSGREDIR

Autores

  • Patrícia Yumi Fujisawa SME Louveira. UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Campinas, SP, Brasil
  • Liana Arrais Serodio UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Campinas, SP, Brasil
  • Guilherme do Val Toledo Prado UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id560

Resumo

O objetivo deste artigo é a comunicação da tomada consciente de alteração da posição axiológica da professora-pesquisadora que investiga a própria prática na pesquisa de mestrado por meio da figura zombeteira (BAKHTIN) da fofoca (FEDERICI), que altera a perspectiva estética da visão, produzindo vivências/compreensões (VOLÓCHINOV) assumidamente valorativas, entre consciências equipolentes e vozes plenivalentes. A metodologia narrativa de pesquisa se orienta pelas questões epistemológicas possibilitadas pela mudança estética que provoca outra posição axiológica da professora-pesquisadora. A materialidade é composta por excertos do texto da qualificação, da dissertação e as fofocas. Consideramos que narrativas situadas e contextualizadas puderam apresentar valores transgredientes (BAKHTIN) em relação aos conhecimentos teóricos do campo e os saberes experienciais de si e este se mostrou um modo relevante para as tomadas de consciência axiológica da própria prática docente pela pesquisadora, fortalecendo a noção de heteroautocientificidade das Ciências Humanas.

Biografia do Autor

Patrícia Yumi Fujisawa, SME Louveira. UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Campinas, SP, Brasil

Mestra em Educação Escolar do Programa de Mestrado Profissional e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Ensino Fundamental em Louveira, SP.

Liana Arrais Serodio, UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Campinas, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora-colaboradora e professora credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Guilherme do Val Toledo Prado, UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Campinas, SP, Brasil

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Fujisawa, P. Y., Serodio, L. A., & Prado, G. do V. T. . (2022). FOFOCAS HETEROAUTOCIENTÍFICAS: TANGENCIAR PARA TRANSGREDIR. Crítica Educativa, 8(2), 1–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id560

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida