Cabo Verde e Brasil: relatos de experiências de pesquisa (Cape Verde and Brazil: reports of research experiences)

Autores

  • Danyelen Pereira Lima Universidade Federal de São Carlos
  • Débora Mazza Unicamp Universidade Estadual de Campinas
  • Nima Spigolon Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
  • Beatriz Rodrigues Torres Unicamp - Universidade Estadual d eCampinas

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.85

Palavras-chave:

Educação. Escolarização. Infância. Cabo Verde. CAPES-AULP.

Resumo

O trabalho objetiva relatar processos de mobilidade acadêmica ocorridas no período de 2013/2015 quando estudantes, docentes e pesquisadores de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Jean Piaget realizaram missões de estudos e pesquisas nos quadros do Acordo CAPES/AULP. Vários autores apontam que a globalização das dinâmicas econômicas e financeiras, a mundialização da produção, circulação e consumo de bens materiais e imateriais, bem como, as inovações tecnológicas, da informática, da comunicação e dos transportes têm incrementado a circulação de pessoas e a possiblidade de compreensão de outras realidades sob a perspectiva da analise comparada. Nos limites deste artigo, apresentamos os relatos de uma pesquisa de tipo etnográfico realizada em Cabo Verde, a partir do trabalho com fontes documentais e não documentais, da observação e descrição direta de tempos e espaços de educação escolar e não escolar tendo como foco as manifestações infantis da cultura cabo-verdiana. Os resultados apontam que a mobilidade acadêmica aguça os processos de formação e aprofunda as estruturas de emancipação humana ancorada na racionalidade estético-expressiva das artes e da literatura, na racionalidade instrumental-cognitiva da ciência e da tecnologia e na racionalidade moral-prática da ética e do direito.

Biografia do Autor

Danyelen Pereira Lima, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Realizou um intercâmbio académico de duração de seis meses na Universidade de Lisboa em 2014. Participou do programa CAPES/AULP, realizando uma pesquisa em Cabo Verde em Maio de 2015. Atualmente trabalha como monitora no Instituto Jacarandá e realiza uma especialização em Sociologia da Infância pela Universidade Federal de São Carlos.

Débora Mazza, Unicamp Universidade Estadual de Campinas

Debora Mazza - Diretora Associada da FE/UNICAMP e docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação . Participa do Programa de Pós Graduação em Educação, da Linha Educação e Ciências Sociais e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educacionais (GPPE). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos temas de: Educação e Escolarização, Pensamento social brasileiro, Florestan Fernandes, Circulação de pessoas, saberes e práticas e Políticas Públicas e Educação.

Nima Spigolon, Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação, área de concentração Ciências Sociais na Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestrado em Educação, área de concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pela mesma Universidade (2009). Graduação em Pedagogia (2005) e Bacharelado em Administração (1992). Professora Doutora da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas. Credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do GEPEJA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos) e integrante do GPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação), ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Beatriz Rodrigues Torres, Unicamp - Universidade Estadual d eCampinas

Graduada em pedagogia pela Universidade EStadual de Campinas (2015), Atualmente mora nos Estados Unidos da America.

Referências

ANASTÁCIO, T. P. & MAZZA, D. Fluxo de estudantes dos cursos de graduação em mobilidade acadêmica: o caso Unicamp. In PEREIRA, Elisabete M. De A & HEINZLE, Marcia R. S. (orgs.) Internacionalização na Educação Superior. Politicas, Integração e Mobilidade Acadêmica. Blumenau: Edifub, 2015, p. 149-168.

BAENINGER, R. Migrações internas no Brasil século 21: evidências empíricas e desafios conceituais. In CUNHA, José M. P. da (Org.) Mobilidade espacial da população. desafios teóricos e metodológicos para o seu estudo. Campinas: NEPO, Unicamp, 2011, p. 71-94.

BRASIL. Governo Federal. Programa Ciência sem Fronteira. In http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa. Acesso em: 29/10/2016.

BRASIL. Projeto 0038: Brasil e Cabo Verde, limites e possibilidades da pesquisa entre países, sob a perspectiva do Multilinguismo no Mundo Digital: web indígena, bibliotecas digitais e educação aberta, 2013.

__________. Relatório e Prestação de Contas referentes ao Projeto 0038, do Acordo CAPES/AULP, 2016.

CABO VERDE. Ministério da Educação e Desporto. Direção Geral de Planejamento, Orçamento e Gestão. Serviço de Estudos, Planejamento e Cooperação. Anuário de Educação 2014/2015. Praia, Dezembro/2015.

__________. Principais Indicadores de Educação 2013/2014. Cidade de Praia. Dezembro/2014.

__________. Nova Lei de Bases do Sistema Educativo. Maio de 2010.

__________. Página Oficial do Governo de Cabo Verde. Disponível http://www.governo.cv/

DOMENAH, H. Mobilidad espacial de la poblacion: desafios teóricos y metodológicos. In CUNHA, Jose M. P. da (org.) Mobilidade espacial da população. Desafios teóricos e metodológicos para o seu estudo. Campinas: NEPO, Unicamp, 2011, p. 33-44.

ÉVORA, R. Cabo Verde: abertura política e a transição para a democracia. Cidade da Praia: Spleen Edições, 2004.

FURTADO, C. Democracia na África: possibilidades e limites. In: Ciclos de debates: Direitos Humanos, Cidadania e Democracia. Praia, Cabo Verde, p. 1-15, nov., 1997.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação: Rio de Janeiro, nº 19, p. 20-30, 2002.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

LOPES, C. Amílcar Cabral: uma inspiração para os dias de hoje. In: Desafios contemporâneos da África: o legado de Amílcar Cabral. LOPES, Carlos (Org.). São Paulo: Editora Unesp, 2012.

LOPES FILHO, J. Memória e Herança Cultura. In: Revista de Estudos Cabo-verdianos. Praia: Universidade de Cabo Verde (UNICV), p. 01-21, 2013.

__________. Construção da História de Cabo Verde. In: Revista Islenha. Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), v. 15, p. 291-339, 2007.

MAZZA, D. Mobilidade humana e educação: os estudantes estrangeiros na Unicamp. Cadernos CERU, série 2, vol. 22, no. 1, 2011, p. 239-255.

__________; SPIGOLON, N. I. & OLIVEIRA, G de. Travessias do Atlântico – Brasil e Cabo Verde em diálogo com o Projeto/Acordo CAPES-AULP. Congresso de História de África, Ancestralidades e Africanidades, Universidade de Santiago, 2015, Cabo Verde. Disponível em: <http://plataforma9.com/congresso/congresso-de-historia-de-africa-ancestralidades-e-africanidades/>. Acesso em: 10/10/2016.

MORAIS, M. H. F. A escola secundária privada – organização e funcionamento: estudo de caso. UNIPIAGET, Praia, 2003.

PEREIRA, J. R. M. Alfabetização de crianças caboverdianas em língua portuguesa como língua não materna. O ensino da leitura. Dissertação de Mestrado. Departamento de Humanidades. Universidade Aberta, Lisboa: Portugal, 2009.

PLATAFORMA DAS ONGs EM CABO VERDE. A educação popular. O caso de Cabo Verde. Cidade da Praia, 2006. Disponível em: <https://issuu.com/plataformadasongspong/docs/educa____o_p_grafica>. Acesso em: 26/10/2016)

QUEIROZ, M. I. P de. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: VON SIMSON, O. de M. (Org.). Experimentos com histórias de vida. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal. In Novos Estudos. SP: CEBRAP. No. 79, p. 71-94, novembro/2007.

SANTOS, D. N. L. dos. Culturas infantis: crianças brincando na rua e em uma pré-escola na cidade da Praia (Cabo Verde). Mestrado: Faculdade de Educação. Unicamp, 2010.

SPIGOLON, N. I. As noites da ditadura e os dias de utopia – o exílio, a educação e os percursos de Elza Freire nos anos de 1964 a 1979. Doutorado: Faculdade de Educação. Unicamp, 2014.

TOLENTINO, C. A. Conhecimento, Identidade e Desenvolvimento na era da informação. In: Cabral no cruzamento de épocas, Fundação Amílcar Cabral (Org.). Cidade da Praia: Editora Alfa Comunicações, p. 209-232, 2005.

UNICEF. Analise de situação da criança e do adolescente em Cabo Verde. UNICEF/ICCA, 2011. Disponível em: <https://www.un.cv/files/crianca2011.pdf>. Acesso em: 28/10/2016.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Lima, D. P., Mazza, D., Spigolon, N., & Torres, B. R. (2017). Cabo Verde e Brasil: relatos de experiências de pesquisa (Cape Verde and Brazil: reports of research experiences). Crítica Educativa, 2(2), 178–196. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.85