Sobre a Revista

Foco e Escopo

A educação é o que caracteriza a linha editorial da Crítica Educativa. Assim, os trabalhos a serem nela publicados deverão dizer respeito aos processos educativos que se desenvolvem em ambientes formais e não-formais, isto é, em instituições de ensino de nível básico e superior, bem como em espaços educativos não-escolares, institucionalizados ou não, como são os movimentos sociais, as ONG’s (Organizações Não-Governamentais), as Fundações, os Institutos, os sindicatos, entre outros.

Aberta à comunidade acadêmica nacional e internacional, a Crítica Educativa tem como objetivo geral possibilitar a publicação de trabalhos que contribuam com o desenvolvimento científico, com a atualização e difusão do conhecimento na área da educação.

São objetivos específicos da Crítica Educativa:

a) possibilitar a publicação das pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação;

b) fomentar a produção científica dos mais variados referenciais teórico-metodológicos na área da educação;

c) estabelecer canais de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores, grupos de pesquisa e instituições nacionais e internacionais vinculadas à área da educação;

d) colaborar com os debates conjunturais que afetam a realidade educacional nacional e internacional.

Ao critério do Comitê e do Conselho Editorial, a Crítica Educativa poderá publicar também dossiês sobre temas específicos da área da educação, que deverão ser organizados por um ou mais pesquisadores da área, com prévia solicitação de espaço na Revista.

IMPORTANTE:  A Revista Crítica Educativa não cobra qualquer valor ou taxas para a submissão e posterior publicação de artigos científicos por seu compromisso com a divulgação e difusão do conhecimento científico.

Revista Crítica Educativa do PPGED/UFSCAR está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Serão quatro os critérios básicos de avaliação dos trabalhos:

  1. adequação à linha editorial (não aprovado sob o ponto de vista deste critério básico, o texto, mesmo de qualidade, deverá ser rejeitado);
  2. coerência teórico-conceitual expressa no conteúdo e na bibliografia utilizada;
  3. consistência metodológica;
  4. coesão e coerência do texto e adequação ortográfico-gramatical.

Os pareceristas terão três tipos de resposta síntese à avaliação realizada, quais sejam:

  • aprovado;
  • reprovado;
  • aprovado com ressalvas.

Os trabalhos submetidos à Crítica Educativa serão avaliados pelo sistema de “pares cegos”:

  • o trabalho será encaminhado a dois pareceristas, com titulação mínima de doutor, pelo Editor do periódico;
  • no caso de haver aprovação, mesmo com ressalvas, por ambos, o trabalho deverá ser publicado;
  • no caso de os dois pareceristas rejeitarem o texto, ele não será publicado;
  • caso haja um parecer pela aprovação e outro pela rejeição, um terceiro parecerista será nomeado pelo Editor.

Os trabalhos que tiverem parecer pela “aprovação com ressalvas”, após a devida correção feita pelo autor, deverão ser reencaminhados ao parecerista para nova avaliação.

No caso de trabalhos aprovados, os autores deverão se comprometer a enviar ao Editor dois termos declaratórios:

  • declaração de que não ter apresentado o texto em nenhum outro periódico no âmbito nacional ou internacional;
  • declaração dos direitos cedidos por terceiros, caso reproduza figuras, tabelas, fotos ou textos com mais de 200 vocábulos;

Periodicidade

Desde o primeiro ano de existência até o final de 2019, a Crítica Educativa teve periodicidade semestral.  Seguindo uma tendência internacional, e buscando disponibilizar com mais agilidade os artigos aprovados, a partir de 2020 passou a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

Open Academic Journal Index (OAJI)

Diadorim

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

SEER - Sistema Eletrônico  de Editoração de Revistas (IBICT)

Sumarios.org

Livre - Revistas de Livre Acesso

Portal de Periódicos da Capes

Portal de Periódicos UFSCAR

 

Organização de Dossiês - Orientações Gerais

1) Apresentação de uma proposta de Dossiê contendo uma ementa e justificativa sobre a relevância da temática e pertinência com a especificidade e políticas editoriais da Crítica Educativa em Revista;

2) Identificação do responsável pelo Dossiê Temático:  nome completo, titulação, afiliação institucional e e-mail. O proponente poderá encaminhar a proposta para o e-mail: barbara@ufscar.br

3) Os nomes dos artigos e seus autores deverão constar da proposta do Dossiê, com a atenção para que não sejam trabalhos da mesma instituição, bem como para que não ocorra a proposta de mais do que um artigo por autor;

4) As submissões dos Dossiês deverão ser feitas na página do usuário; o número máximo e mínimo deverá ser acordado com o Editor responsável;

5) Os artigos que comporão o Dossiê, bem como os de demanda contínua, somente poderão ser de autoria de mestrandos ou doutorandos  se em coautoria com os seus respectivos orientadores e/ou parceiros que tenha no mínimo título de doutor, pertinência ou aproximação com a especificidade da Revista;

6) Os artigos dos Dossiês serão objetos de pareceres de avaliadores Ad Hoc;

7) Artigos recusados quanto ao mérito e forma não serão publicados;

8) Ao submeter o artigo ao Dossiê, o autor(es) concorda(m) com a cessão dos direitos de publicação para a Crítica Educativa em Revista;

9) As submissões de artigos, para qualquer efeito, apontam o conhecimento pleno de todas as diretrizes constantes nas orientações para a elaboração do Dossiê Temático;

10) Os autores atestam a originalidade, bem como a declaração de não submissão do material que apresentaram à qualquer outro periódico;

11) Os artigos não derão ultrapassar a quantidade de 20 laudas;

12) Solicita-se a observância às normas da ABNT, conforme Diretrizes para Autores. 

 

Histórico do periódico

Em 08 setembro de 2011, coordenada pelo Prof. Dr. Marcos Francisco Martins, foi realizada uma reunião no Laboratório de Pedagogia (LAPED) UFSCAR-
Campus Sorocaba, cujo propósito, além de  socializar algumas informações sobre a proposta de Programa de Mestrado em Educação, previa a a proposta de criação de uma Revista na área da Educação que exprimisse  o compromisso de veiculação das produções científicas das universidades brasileiras do Programa de Pós-Graduação que fora, recentemente aprovado. Estavam presentes na reunião além do Prof. Marcos Francisco Martins, os professores doutores Teresa Mary Pires de Castro Melo; Dulcineia de Fatima Ferreira;  Marcos Roberto Vieira Garcia; Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama; Hylio Lagana Fernandes; Kelen Christina Leite; Izabella Mendes Sant’Ana Santos e Viviane Melo de Mendonca.

Na referida reunião, sobre a Revista, foram encaminhadas as seguintes diretrizes:

  • A decisão pela criação do periódico do PPGED/UFSCAR foi aprovada;
  • A professora Teresa Mary Pires de Castro Melo iria se preparar para a utilização da plataforma OJS e reproduzir via moodle para todos os docentes do programa;
  • Foi pautado que o nome da Revista deveria ser pensado para ser materializado a posteriori;
  • Foi feita uma proposta para a composição do Conselho, conforme segue:

Conselho Editorial Nacional:

. pelo menos 5 nomes de cada uma das regiões brasileiras;

Conselho Editorial Internacional:

. pelo menos 10 nomes;

. necessariamente com pelos menos 3 nomes da América Latina e 2 da África;

 

Elaboração de  proposta de cronograma de encaminhamento com as seguintes pontuações:

outubro/2011

a) habilitação da equipe para lidar com a plataforma digital na qual será publicada a Revista;

b) definição do nome da Revista (as propostas devem ser encaminhadas ao e-mail do Marquinhos);

novembro e dezembro/2011

a) habilitação da equipe para lidar com a plataforma digital na qual será publicada a Revista;

b) consultas aos nomes para compor os Conselhos Editoriais Nacional e Internacional (os docentes que tiverem sugestões, devem apresentá-las ao Marquinhos por e-mail antes de fazerem os convites, isso para que não ocorra de haver contatos com pessoas da mesma IES ou muitos de uma mesma região ou país);

fevereiro/2012

a) contato com pelo menos 5 experientes pesquisadores nacionais da área da educação para solicitar artigos para o primeiro número da Revista;

b) contato com pelo menos 3 experientes pesquisadores estrangeiros da área da educação para solicitar artigos para o primeiro número da Revista;

c) criação da plataforma digital da Revista;

d) busca de indexadores para a Revista (3 nacionais e 3 internacionais);

 

março e abril/2012

a) abertura do processo de submissão de trabalhos à Revista;

b) processo de avaliação dos trabalhos submetidos;

maio/2012

a) finalização do processo de avaliação dos trabalhos submetidos;

b) fechamento do primeiro número da Revista;

junho/2012

a) lançamento do primeiro número da Revista;

O calendário foi cumprido parcialmente considerando as diversas atividades e andamentos da equipe, assim o lançamento não ocorreu conforme a primeira previsão.

Entre vários momentos de discussão no PPGED durante todo o ano de 2012 e 2013 surgiram várias propostas de nomes, destacando-se dentre os mesmos “Catarse” e Crítica Educativa.  Refletindo o espírito de um programa novo que envolvia comprometimento com a qualidade e compromisso social definiu-se que o nome do periódico seria Crítica Educativa.

O amadurecimento que a discussão tomou encampa os anos de 2014 com a inclusão de novos docentes no programa e a preocupação do mesmo em efetivar a materialização do periódico, quando no final de 2014, fora recortada uma equipe que reuniria todos os encaminhamentos do coletivo do programa quanto a Crítica Educativa representada pelo Prof. Dr. Marcos Francisco Martins como Editor Responsável pelo periódico e pelos Editores Associados: Profa. Dra. Kátia Regina Moreno Caiado e Prof. Dr. Paulo Gomes Lima.

A equipe editorial, ouvidos todos os encaminhamentos do programa realizou diversas reuniões, socializando e buscando apoio no coletivo para o delineamento e composição final da Equipe Editorial como um todo – comissões nacionais e internacionais. Feito isso, houve a possibilidade de a Revista Crítica Educativa contar com um apoio financeiro que auxiliaria nos primeiros arranjos quanto à capa e hospedagem da Revista, que seria desenvolvida pela empresa Diagrama Editorial. Dados os primeiros passos, o Editor Responsável Prof. Marcos Francisco Martins, convidou o Editor Associado Prof. Dr. Paulo Gomes Lima para dar andamento à Edição de Layout e demais providências necessárias que dessem condições de se colocar em outubro de 2015 o primeiro número da Revista.  

Com o aceite do Prof. Paulo, a condução do trabalho foi materializada e no dia 19 de outubro foi possível colocar on-line o volume 1, n.1 da Revista Crítica Educativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Campus Sorocaba.