O Novotec e a implementação da Reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista (Novotec and the implementation of the High School Reform in São Paulo state network)

Autores

  • Evaldo Piolli Faculdade de Educação da UNICAMP
  • Mauro Sala IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.424

Palavras-chave:

Política educacional. Reforma do ensino médio. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Ensino profissional.

Resumo

O artigo analisa o processo de implementação da Reforma do Ensino Médio, a partir do programa Novotec que introduz o itinerário profissionalizante no sistema público estadual de ensino paulista. Aborda as interfaces desse programa com as Escolas Técnicas Estaduais (ETC´s), as escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) e o Programa Inova Educação. Concluímos que o Novotec e esse conjunto de programas irão criar uma maior estratificação hierárquica no Ensino Médio do estado, contribuindo para uma formação desigual da força de trabalho para um mercado de trabalho cada vez mais precarizado. 

Biografia do Autor

Evaldo Piolli, Faculdade de Educação da UNICAMP

Departamento de política, administração e sistemas educacionais (DEPASE) 

Grupo de Pesquisa trabalho, saúde e subjetividade (NETSS) 

Mauro Sala, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Formado em Ciências Sociais (FCL - Unesp), mestre em Educação Escolar (FCL -Unesp), doutorando em Educação (FE - Unicamp) e professor de Sociologia no IFSP - Hortolândia.

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Sites:

http://www.novotec.sp.gov.br

http://www.ppa.sp.gov.br/ppa2023/ProjetoLei

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Piolli, E., & Sala, M. (2019). O Novotec e a implementação da Reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista (Novotec and the implementation of the High School Reform in São Paulo state network). Crítica Educativa, 5(1), 183–198. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.424

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais