Experiência de pessoas com deficiência no ensino superior: um olhar sobre a vivência de empoderamento e autoadvocacia

Autores/as

  • Taisa Caldas Dantas Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.55

Palabras clave:

Pessoas com deficiência. Ensino superior. Autoadvocacia. Empoderamento.

Resumen

Este artigo tem como foco a experiência de estudantes com deficiência no ensino superior. Seu objetivo é analisar como a inserção de pessoas com deficiência nesse nível de ensino conduz a vivência  do empoderamento e da autoadvocacia e rompe com o isolamento social. A história ilumina que não é de hoje que as experiências de exclusão marcam a vida do grupo social constituído pelas pessoas com deficiência, o qual permanece em uma situação de desvantagem social intensa. Esta pesquisa se insere no campo de conhecimento dos Estudos Culturais em Educação, e aderiu à abordagem de pesquisa qualitativa, em que foram analisadas as vozes de estudantes com deficiência da Universidade Federal da Paraíba. Os achados desta pesquisa revelam que a inserção no ensino superior gera  autonomia e a participação; a universidade é um ambiente que cria oportunidades para que pessoas com deficiência interajam com pessoas sem deficiência, gerando um círculo de amizades; a presença de estudantes com deficiência na universidade pode trazer também a não aceitação delas por parte dos/as outros/as colegas, os/as quais não conseguem compreender a posição de autoadvogadas; as práticas docentes são elementos-chave para favorecer ou não o processo de empoderamento de pessoas com deficiência.

Biografía del autor/a

Taisa Caldas Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil(2014)
Professora Substituta da Universidade Federal da Paraíba , Brasil

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Publicado

2015-12-16

Cómo citar

Dantas, T. C. (2015). Experiência de pessoas com deficiência no ensino superior: um olhar sobre a vivência de empoderamento e autoadvocacia. Crítica Educativa, 1(2), p.82–97. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.55

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais