Datas comemorativas na educação infantil: quais sentidos na prática educativa? (Commemorative dates in children’s education: what are the meanings for the educational practices?)

Autores

  • Cleonice Maria Tomazzetti Universidade Federal de Santa Maria/Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-1976-4604
  • Marisa de Mattos Palauro Prefeitura Municipal de Piracicaba. Secretaria Municipal de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.87

Palavras-chave:

Datas comemorativas. Pedagogias participativas. Planejamento. Proposta pedagógica. Educação Infantil.

Resumo

O tema das datas comemorativas é abordado no texto buscando compreender as duas perspectivas sob as quais se percebe sua presença nas propostas pedagógicas da educação infantil. Ou são utilizados para preencher um espaço vazio deixado pela falta de elementos curriculares que abarcam o universo das culturas infantis ou das pedagogias das infâncias; ou em função de uma necessidade ou interesse dos adultos. Identificamos em ambas as situações atividades descontextualizadas que não se relacionam às práticas sociais das comunidades escolares (creches e pré-escolares), e por isso, se distanciam dos sentidos a serem construídos pelas e com as crianças. Este trabalho se propôs a pensar a forma como os temas apresentados estão sendo trabalhados com as crianças pequenas na relação com a perspectiva curricular contemporânea da ampliação da experiência na escola da infância. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, problematizamos a presença das datas comemorativas no planejamento curricular discutindo à luz da definição de currículo, de planejamento e da proposta pedagógica para a organização da educação infantil, e apresentamos a perspectiva das pedagogias da participação como um princípio do trabalho a ser assumido para a elaboração de atividades relevantes que contribuam para a experiência educativa na infância. Concluímos que é preciso considerar a participação das crianças como fundamental, principalmente através da observação e da escuta, como condições para um planejamento realista e articulado aos conhecimentos a serem apresentados para que as crianças aprendam e relacionem-se através deles.

Biografia do Autor

Cleonice Maria Tomazzetti, Universidade Federal de Santa Maria/Universidade Federal de São Carlos

Cleonice M. Tomazzetti é pedagoga com mestrado e doutorado em Educação. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e professora da Universidade Federal de São Carlos. Atua na licenciatura em Pedagogia como formadora  de professores para a Educação Básica, com ênfase para a temática da infância e a etapa da Educação Infantil, e como orientadora de pesquisas acadêmicas e profissionais no Mestrado em Educação (PPGE/UFSM e PPGEP/UFSCar). Também tem experiência de participação em projetos de extensão, de assessoria e da sociedade civil na formação continuada e em serviço com as redes e sistemas de ensino públicos, em defesa da Educação pública e de qualidade, da qualificação docente e dos direitos das crianças.

Marisa de Mattos Palauro, Prefeitura Municipal de Piracicaba. Secretaria Municipal de Educação.

Professora da Educação Infantil da rede municipal de ensino, da Prefeitura Municipal de Piracicaba-SP.

Referências

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Tomazzetti, C. M., & Palauro, M. de M. (2017). Datas comemorativas na educação infantil: quais sentidos na prática educativa? (Commemorative dates in children’s education: what are the meanings for the educational practices?). Crítica Educativa, 2(2), 150–164. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.87