A documentação pedagógica como mote para a formação de professores: o caso de uma escola participante do OBECI (The pedagogical documentation as a motto for teacher training: the case of a school participating in the OBECI)

Autores

  • Paulo Sergio Fochi Unisinos - USP
  • Luciane Frosi Piva Unisinos
  • Luciane Varisco Focesi Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.103

Palavras-chave:

Documentação Pedagógica. Educação Infantil. Observatório da Cultura Infantil. Formação de professores

Resumo

O presente texto tem como proposta compartilhar o trabalho que o Observatório da Cultura Infantil - OBECI vem desenvolvendo junto a um grupo de escolas de educação infantil. O foco é evidenciar a perspectiva adotada por este observatório a respeito da documentação pedagógica, especialmente, no que diz respeito ao uso dela como mote na formação de professores. É compartilhado o processo de formação que uma das escolas do OBECI vivenciou com o grupo de professores ao problematizar uma cena do cotidiano da escola de educação infantil. Por fim, além de sublinhar a importância das atividades cotidianas, o texto demarca uma crença em relação ao campo da pedagogia, como possibilidade de transformação do contexto diante da construção e vias de formação contextuais.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Fochi, Unisinos - USP

Doutorando em Educação (USP); Mestre em Educação (UFRGS) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia da Unisinos e Coordenador do OBECI – Observatório da Cultura Infantil.

Luciane Frosi Piva, Unisinos

Pedagoga (Unisinos), Especialista em Educação Infantil (Unisinos) e Coordenação Pedagógica (UFRGS), assessora da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo e membro do OBECI – Observatório da Cultura Infantil.

Luciane Varisco Focesi, Unisinos

Pedagoga (Unisinos), Especialista em Educação Infantil (UFRGS), Coordenadora Pedagógica da EMEI João de Barro de Novo Hamburgo e membro do OBECI – Observatório da Cultura Infantil.

Referências

ALTIMIR, D. Como escuchar a la infância? Barcelona: Octaedro, 2010.

BROWN, P. C; SPODEK, B. Alternativas curriculares na Educação de Infância: uma perspectiva histórica. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia (Org). Modelos curriculares para a Educação da Infância. Porto: Porto editora, 1996.

CARVALHO, R. S. de; FOCHI, Paulo Sergio. “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil”. Textura, v. 18 n. 36, jan./abr.2016.

FOCHI, P. S. Abordagem da Documentação Pedagógica na Formação em Contextos de Educação Infantil. RELAdEI - Revista Latinoamericana de Educación Infantil, Número monográfico dedicado a Formación del Professorado para la Educación Infantil volumen 5(3), p. 1 -16 publicado en http://redaberta.usc.es/reladei, 2017 (no prelo).

__________. Será que um dia os arco-íris terão cores? In: GAI, Daniele Noal; FERRAZ, Wagner. Parafernálias II: currículo, cadê a poesia. Porto Alegre: Indpein, 2014. p. 98-111.

__________. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015.

GANDINI, L.; GOLDHABER, J. Duas reflexões sobre a documentação. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HOYUELOS, A. La estética enel pensamento y obra de Loris Malaguzzi. Barcelona: Ocatedro, 2006.

MALAGUZZI, L. Histórias ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem Linguagens da Criança. Porto Alegre, Artmed, 1999.

MALAGUZZI, L. La educacion infantil en Reggio Emilia. Barcelona: Octaedro, 2001.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; PASSOS, Filipa; MACHADO, Inês. O bem-estar das crianças, famílias e equipas educativas: as transições sucedidas. In: FORMOSINHO, João; MONGE, Graciete; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Transição entre ciclos educativos: Uma investigação praxeológica. Portugal: Porto Editora, 2016.

RINALDI, C. Los pensamientos que sustentan la acción educativa: uma pedagogia que da forma a las cosas y no inhibe la forma de las cosas. In: In-fan-cia Latinoamericana, Revista Digital de La Asociación de Maestros Rosa Sensat, n. 50, p. 4 – 18, jul/ago. 1998.

STACCIOLI, G. Diário do acolhimento na escola da infância. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Fochi, P. S., Piva, L. F., & Focesi, L. V. (2017). A documentação pedagógica como mote para a formação de professores: o caso de uma escola participante do OBECI (The pedagogical documentation as a motto for teacher training: the case of a school participating in the OBECI). Crítica Educativa, 2(2), 165–177. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.103