DIÁRIO DE PESQUISA, UMA FORMA DE NARRAR

Autores

  • Francisco Oliveira Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN
  • Joaquim Gonçalves Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id547

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar o Diário de Pesquisa como estratégia pedagógica, assumindo para reflexão duas experiências desenvolvidas pelos autores, distantes no tempo, mas unificadas no propósito: uma, realizada no percurso de seis semestres letivos acompanhando alunos do curso de Pedagogia de uma universidade particular no período de 2003 a 2005, tendo o Diário de Pesquisa e a história de vida como recursos formacionais densos de aprendizagens e produção de sentido; e, outra, a escrita do Diário de Pesquisa e seu impacto na formação do(a) pesquisador(a) em educação, levando em conta a itinerância reflexiva em uma disciplina em curso de pós-graduação numa universidade pública, em 2018. Assim, assume-se o Diário de Pesquisa como dispositivo singular para uma formação em profundidade e busca-se refletir em torno de uma concepção outra de formação e práticas, como sendo da ordem do acontecimento e da construção de saberes.

Biografia do Autor

Francisco Oliveira, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN) pelo campus central em Mossoró-RN. Professor de Educação Física graduado no Curso de Educação Física da UERN no Campus de Pau dos Ferros-RN.

Joaquim Gonçalves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN)

Doutor em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1978), graduação em Pedagogia pela Faculdade Ciências e Letras de Lorena (1972) e graduação em Filosofia pela Faculdade Ciências e Letras de Lorena (1972). Foi professor e pesquisador na Universidade Federal de Mato Grosso no período de 1974 a 1992; Universidade Federal de São Carlos de 1992 a 2000; atuou na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) como professor, pesquisador no período 2001 a 2010 e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação desta Instituição no biênio 1998 a 2010. Foi líder do GEPEM (Grupo de Pesquisa em Educação e Multirreferencialidade) criado em 2002 e encerrado suas atividades em 2010; vice-líder do GRIME (Grupo Interinstitucional de Multirreferencialidade e Educação). Atualmente atua como Professor Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Oliveira, F., & Barbosa, J. G. . (2022). DIÁRIO DE PESQUISA, UMA FORMA DE NARRAR. Crítica Educativa, 8(2), 1–23. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id547

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida