NARRAR E ESPERANÇAR COM CARTAS PEDAGÓGICAS: UM FECUNDO DIÁLOGO ENTRE O LEGADO DE PAULO FREIRE E A PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA

Autores

  • Ana Lúcia Souza de Freitas Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Campus Jaguarão) e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França.
  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id571

Resumo

O artigo apresenta estudos sobre as andarilhagens de duas educadoras pesquisadoras, exercendo o diálogo como “amigas críticas” – no sentido metodológico desta relação. As autoras analisam uma série histórica de suas produções acadêmicas, em distintos e complementares momentos, dos quais resulta a aproximação do pensamento de Paulo Freire com os referenciais da pesquisa narrativa (auto)biográfica. Tem como objetivo compartilhar a atualidade da compreensão sobre o potencial teórico-metodológico intrínseco à expressão Cartas Pedagógicas como contribuição para a pesquisa narrativa e (auto)biográfica.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Souza de Freitas, Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Campus Jaguarão) e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França.

Doutora em Educação (PUCRS, 2005) com estudos de Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica (Liverpool Hope University, 2015). Atualmente aposentada, é pesquisadora convidada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão, integrando o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Avaliação e Gestão da Educação/GEPPAGE. Desde 2020, integra o Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França. Atuou como docente em outras Instituições de Ensino Superior: UNISINOS, PUCRS, FURG, UERGS e UNILASALLE. Foi professora e especialista em educação na Rede Estadual do RS e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhando também como assessora pedagógica da SMED e participando da construção do projeto Escola Cidadã. Participou, de forma continuada, por mais de vinte anos do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Autora dos livros: Andarilhagens de uma educadora pesquisadora: Cartas Pedagógicas e outros registros de participação no Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire (BT Acadêmica; Poiesis & Poiética Casa Publicadora, 2020); Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência ? segunda edição ampliada (BeM, 2020) e Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores (EDIPUCRS, 2001), coautora e organizadora dos livros Paulo Freire em diálogo com outros autores/as (Méritos, 2013; 2021); Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada (Redes, 2009), entre outros; autora de vários verbetes no Dicionário Paulo Freire, entre eles, registro, curiosidade epistemológica e reflexão sobre a prática.

Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Pós-doutora em Psicologia da Educação - bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela UFSCar. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e  no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, desenvolvendo pesquisas no campo da Formação de Professores e da abordagem (auto)biográfica. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente" - NEPEN.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Freitas, A. L. . S. de, & Nakayama, B. C. M. S. (2022). NARRAR E ESPERANÇAR COM CARTAS PEDAGÓGICAS: UM FECUNDO DIÁLOGO ENTRE O LEGADO DE PAULO FREIRE E A PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA. Crítica Educativa, 8(2), 1–24. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id571

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida