A proposta de reorganização escolar do governo paulista e o movimento estudantil secundarista

Autores

  • Evaldo Piolli Faculdade de Educação da UNICAMP
  • Luciano Pereira Faculdade de Educação da UNICAMP
  • Andressa de Sousa Rodrigues Mesko Professora da Rede Municipal de Itatiba - SP Mestranda do PPGE Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.71

Palavras-chave:

Reorganização Escolar. Política Educacional. Movimento Secundarista. Movimentos Autônomos.

Resumo

O texto analisa a proposta de reorganização escolar do governo estadual e as características do movimento de ocupação das escolas promovidos pelos estudantes secundaristas. Partimos de uma análise do projeto, situando-o no contexto das políticas educacionais do Estado de São Paulo para, em seguida, analisarmos a resposta dos estudantes à proposição do governo. Para tanto, apresentamos as primeiras análises das entrevistas em grupo focal realizadas com estudantes que participaram do movimento das ocupações de escolas em dois municípios do interior do Estado.  A partir do depoimento dos estudantes, procuramos descrever as características do movimento, o modo de organização e a pauta estudantil.  O movimento propiciou a politização dos estudantes e o aprendizado sobre as formas de luta e organização de um movimento social. Para além da crítica e resistência à proposta governamental, os estudantes ampliaram as suas pautas, introduzindo questões e temas não pelo modelo gerencial proposto pela Secretaria. Considera-se que o modo de organização das ocupações possui elementos que devem ser levados em conta na elaboração de uma proposta alternativa às concepções gestionárias que hoje estão sendo implantadas pela Secretaria de Educação do Estado. 

Biografia do Autor

Evaldo Piolli, Faculdade de Educação da UNICAMP

Departamento de política, administração e sistemas educacionais (DEPASE) 

PPGE Unicamp - Linha de pesquisa: trabalho e educação

Grupo de Pesquisa trabalho, saúde e subjetividade (NETSS) 

Luciano Pereira, Faculdade de Educação da UNICAMP

Departamento de Ciências Sociais na Educação DECISE

Andressa de Sousa Rodrigues Mesko, Professora da Rede Municipal de Itatiba - SP Mestranda do PPGE Unicamp

Departamento de política, administração e sistemas educacionais (DEPASE) 

Linha de Pesquisa: trabalho e educação 

Referências

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Reforma do Estado nos Anos 90: Lógica e Mecanismos de Controle. Lua Nova - Revista de Cultura Política, n°.45, 1998.

MESKO, Andressa de Sousa Rodrigues; PIOLLI, Evaldo. (Des) caminhos da educação pública no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, dez. 2015. ISSN 1676-2592. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642329>. Acesso em: 20 abr. 2016.

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__________ . Decreto nº 57.571/2011, de dezembro de 2011, que estabelece a composição para o Conselho Consultivo do Programa Educação Compromisso de São Paulo. 2011.

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Piolli, E., Pereira, L., & Mesko, A. de S. R. (2016). A proposta de reorganização escolar do governo paulista e o movimento estudantil secundarista. Crítica Educativa, 2(1), p.21–35. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.71

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais