COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E NIASE: 20 ANOS TRANSFORMANDO REALIDADES COM SONHO E CIÊNCIA

Autores

  • Raquel Moreira
  • Alexandre Monte
  • Joseleine Carvalho
  • Jennifer Gouveia

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id624

Resumo

O artigo apresenta a proposta de Comunidades de Aprendizagem (CdA), evidenciando as atividades de ensino, pesquisa e extensão produzidas e desenvolvidas pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar) ao longo de duas décadas de existência. Busca sistematizar as contribuições do NIASE à proposta de CdA, resgatando, por meio de levantamento bibliográfico, o histórico do Núcleo. Para tanto, o texto inicia-se a)delineando a proposta de Comunidades de Aprendizagem, para contextualização do campo de atuação do NIASE, segue para a b)apresentação e a sistematização dos dados bibliográficos e históricos do trabalho desenvolvido pelo NIASE junto a proposta de Comunidades de Aprendizagem, e, por fim, c)traz como resultado a indicação de produções e ações de alto impacto e relevância científica e social, que subsidiam revisões teóricas importantes ao campo da educação, à proposta de CdA e elementos que geram transformações sociais em diferentes contextos escolares. Ainda que o texto apresentado tenha um limitador descritivo, não se aprofundando nos aspectos da meta-análise e da reflexão crítica, evidencia, pelo histórico e conglomerado de suas atuações, as inegáveis contribuições do Núcleo às formações, à produção e à divulgação de conhecimento científico na busca do sonho de uma escola igualitária, junta, que gera máximas aprendizagens por meio da construção de convívio respeitoso e da construção de redes de solidariedade.

Biografia do Autor

Raquel Moreira

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora Substituta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE)

Alexandre Monte

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Supervisor de Ensino na rede municipal de São Carlos/SP e Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino na cidade de São Carlos/SP. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE).

Joseleine Carvalho

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE).

Jennifer Gouveia

Graduada em Pedagogia pela UFSCar. Professora dos Anos Iniciais na Rede Municipal de Campo Limpo Paulista, SP. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE)

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Moreira, R., Monte, A., Carvalho, J., & Gouveia, J. (2022). COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E NIASE: 20 ANOS TRANSFORMANDO REALIDADES COM SONHO E CIÊNCIA. Crítica Educativa, 8(3), 1–23. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id624

Edição

Seção

NIASE_20 anos