EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS

Autores

  • Marciele Nazaré Coelho
  • Francisca de Lima Constantino
  • Regina de Oliveira Dyonisio
  • Eri Hachiman

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id625

Resumo

Este artigo centra-se nas análises das atividades de pesquisa, produções bibliográficas, ações educativas nos diferentes níveis de ensino e formação de professores e gestores de escolas promovidas pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir do eixo Educação Antirracista. Busca-se compreender as atuações do eixo na possibilidade de superação das desigualdades sociais, culturais, étnicas e raciais, no fortalecimento das identidades e na valorização da diversidade numa perspectiva de igualdade de diferenças. O estudo enquadra-se na abordagem qualitativa e na metodologia comunicativa que busca cruzar dados científicos sobre as produções bibliográficas concernentes ao tema e as ações que foram desenvolvidas ao longo dos últimos 20 anos. Os resultados indicam a existência de produções de impacto e relevância científica, apresentam revisões teóricas e conceituais, evidências de ações de transformação educativa e social a partir das comunidades de aprendizagem, das atuações educativas de êxito (AEE) e das formações de professores. E revela, ainda, a necessidade de oferta de formação sistemática acerca da educação antirracista.

Biografia do Autor

Marciele Nazaré Coelho

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Instituto de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS/Luana). Pesquisadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar).

Francisca de Lima Constantino

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora Pedagógica da rede municipal de Educação de Ribeirão Preto. Pesquisadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar).  

Regina de Oliveira Dyonisio

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora de Educação Infantil da rede municipal de educação de Piracicaba. 

Eri Hachiman

Aluna Pesquisadora em Educação pela Aichi University of Education - Kariya, Aichi, Japão. Pesquisadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Nazaré Coelho, M., de Lima Constantino, F., de Oliveira Dyonisio, R. ., & Hachiman, E. (2022). EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS. Crítica Educativa, 8(3), 1–24. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id625

Edição

Seção

NIASE_20 anos