ANTI-RACIST EDUCATION: SOCIAL AND EDUCATIONAL TRANSFORMATION IN DIFFERENT CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id625Abstract
This article focuses on the analysis of research activities, bibliographic productions, educational actions at different levels of education and training of teachers and school managers promoted by the Center for Investigation and Social and Educational Action (NIASE), at the Federal University of São Carlos (UFSCar), from the Anti-racist Education axis. It seeks to understand the actions of the axis in the possibility of overcoming social, cultural, ethnic and racial inequalities, in strengthening identities and valuing diversity in a perspective of equality of differences. The study fits into the qualitative approach and the communicative methodology that seeks to cross scientific data on the bibliographic productions concerning the theme and the actions that have been developed over the last 20 years. The results indicate the existence of productions of impact and scientific relevance, they present theoretical and conceptual reviews, evidence of educational and social transformation actions from learning communities, successful educational activities (SES) and teacher training. It also reveals the need to offer systematic training on anti-racist education.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.