EDUCACIÓN ANTIRRACISTA: TRANSFORMACIÓN SOCIAL Y EDUCATIVA EN DIFERENTES CONTEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id625Resumen
Éste artículo se centra en el análisis de las actividades de investigación, producciones bibliográficas, acciones educativas en diferentes niveles de enseñanza y formación de profesores y gestores escolares promovidas por el Centro de Investigación y Acción Social y Educativa (NIASE), de la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar), del eje Educación Antirracista. Busca comprender las acciones del eje en la posibilidad de superación de las desigualdades sociales, culturales, étnicas y raciales, en el fortalecimiento de las identidades y en la valoración de la diversidad en una perspectiva de igualdad de las diferencias. El estudio se inscribe en el enfoque cualitativo y la metodología comunicativa que busca cruzar datos científicos sobre las producciones bibliográficas sobre el tema y las acciones que se han desarrollado en los últimos 20 años. Los resultados indican la existencia de producciones de impacto y relevancia científica, presentan revisiones teóricas y conceptuales, evidencias de acciones educativas y de transformación social desde comunidades de aprendizaje, actividades educativas exitosas (AEE) y formación docente. Revela, todavía, la necesidad de ofrecer una formación sistemática sobre educación antirracista.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.