APONTAMENTOS ANALÍTICOS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Mizzaely Lacerda Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id447

Palavras-chave:

formação profissional, serviço social, pedagogias do "aprender a aprender"

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os principais equívocos, particularidades e desafios que envolvem a formação profissional em Serviço Social na contemporaneidade. A partir de uma revisão bibliográfica, identificamos que o contexto de avanço da mercantilização do ensino superior, na sociedade brasileira, acaba impondo novas perspectivas de formação e novas metodologias de ensino, marcadas pelo enaltecimento da dimensão técnico-operativa e do papel do discente na formação, bem como pela desvalorização da dimensão teórico-metodológica e do papel do docente no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, podem ser percebidas nas chamadas metodologias ativas, que integram as pedagogias do “aprender a aprender”. Em síntese, os fundamentos dessas pedagogias apresentaram-se incompatíveis com os fundamentos ontológicos da formação profissional em Serviço Social.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Lacerda, M. (2020). APONTAMENTOS ANALÍTICOS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL. Crítica Educativa, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id447

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais