CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GRAMSCI, BOURDIEU E MÉSZÁROS

Autores

  • Marta Rosani Taras Vaz Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id448

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar três perspectivas teóricas que podem contribuir para a análise das políticas educacionais, contribuindo com este campo de investigação. Trata-se dos intelectuais Antônio Gramsci, Pierre Bourdieu e Istvan Mészáros, em seus textos, respectivamente, Caderno 11 dos Cadernos de Cárcere Vol. 1, Curso de 7 de fevereiro de 1991 (Sobre o Estado) e A reconstrução necessária da dialética histórica. Entendemos que esses autores, nos textos analisados especificamente, possuem divergências e convergências, além de trazer importantes contribuições para área da educação.

Biografia do Autor

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Professora do departamente de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Taras Vaz, M. R. (2020). CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GRAMSCI, BOURDIEU E MÉSZÁROS. Crítica Educativa, 6(1), 1–10. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id448

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais