TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS FORMATIVAS ORIENTADAS PELO MESTRE: DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICO-TRANSFORMADORA

Autores

  • Juliana Rezende Torres Universidade federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id469

Resumo

O objetivo dessa carta é explicitar a participação orientadora do professor Demétrio no meu processo de formação acadêmica, da graduação à pós-graduação. Ao longo dessa trajetória orientada pelo Mestre discorro sobre a influência da Pedagogia Libertadora, a partir da dinâmica de Abordagem Temática Freireana, para a proposição via tese e explicitação da concepção de Educação Ambiental Crítico-Transformadora, de base freireana, pautada pelo processo de Investigação e Redução Temática via temas geradores. Nesse contexto, vou trazendo à tona categorias freireanas que perpassaram por essa trajetória formativa orientada por Demétrio, destacando as implicações do seu papel de educador e de pesquisador freireano para a formulação de políticas públicas e de práticas educativas sustentadas pela ideia-força que existe uma intrínseca relação entre Democracia Participativa e Educação Cidadã.

Biografia do Autor

Juliana Rezende Torres, Universidade federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Pós-doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Torres, J. R. (2020). TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS FORMATIVAS ORIENTADAS PELO MESTRE: DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICO-TRANSFORMADORA. Crítica Educativa, 6(1), 1–10. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id469

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã"- Cartas Pedagógicas