PRODUCCIONES CIENTÍFICAS SOBRE PREVENCIÓN DE LA VIOLENCIA DE GÉNERO PARA LA TRANSFORMACIÓN SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id627Resumen
La presente investigación bibliográfica buscó investigar artículos en publicaciones periódicas, con un marco temporal de 2018 a 2022, a partir de las producciones más citadas sobre violencia de género, con la intención de establecer una comparación entre lo que se está produciendo a nivel mundial y la investigación realizada por el Centro de Investigación y Acción Social y Educativa (NIASE) de Brasil. Para ello, utilizamos la base de datos Web Of Science y obtuvimos un total de 13 artículos nacionales e internacionales en el área de la salud y la psicología. Los resultados incluyen una descripción de cada material analizado, relacionándolos con las bases teóricas y las producciones científicas del NIASE. Concluimos que el fenómeno de la violencia de género que afecta a millones de mujeres cisgénero y transgénero, niños y niñas, ha sido mayoritariamente investigado desde una perspectiva paliativa de la violencia, sin demostraciones de acciones efectivas en la prevención de la violencia de género. Ante esto, NIASE trae algunas alternativas de acciones preventivas para superar la violencia de género desde la infancia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.