PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id627Resumo
A presente pesquisa bibliográfica buscou investigar artigos em periódicos, com recorte temporal de 2018 até 2022, com base nas produções mais citadas sobre violência de gênero, na intenção de estabelecer uma comparação entre o que está sendo produzido mundialmente com as pesquisas realizadas pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) no Brasil. Para isto, utilizamos a base Web Of Science e obtivemos ao todo 13 artigos nacionais e internacionais na área da saúde e psicologia. Os resultados contam com a descrição de cada material analisado, relacionando-os com as bases teóricas e produções científicas do NIASE. Concluímos que o fenômeno da violência de gênero que acomete milhões de mulheres cisgênero e transgênero, crianças e meninas, tem sido investigado, em sua maioria, em uma perspectiva paliativa da violência, sem demonstrações de ações efetivas na prevenção da violência de gênero. Em vista disso, o NIASE traz algumas alternativas de atuações preventivas para superar a violência de gênero desde a infância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.