REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • João Henrique da Silva Universidade Paulista (UNIP) / Professor Titular Profissional IV http://orcid.org/0000-0003-0277-0466
  • Emerson Takumi Yamaguti Fisioterapeuta do Lar Espirita Ivan Santos de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id382

Palavras-chave:

Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Deficiência Física

Resumo

A Tecnologia Assistiva (TA) tornou-se um campo fértil para pesquisas e práticas no campo educacional, em virtude da política da educação inclusiva. Todavia, a confecção e a implementação da TA na instituição escolar exigem um estudo aprofundado para beneficiar a aprendizagem do aluno com deficiência. Dessa forma, o presente artigo analisa os estudos sobre a confecção e implementação da Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência física, buscando evidenciar os benefícios da TA para o ensinoaprendizagem, currículo e inclusão escolar. Trata-se de uma revisão sistemática dos artigos disponibilizados na biblioteca digital SciELO que abordam o tema da confecção, uso e implementação de TA para alunos com deficiência física que frequentam a instituição escolar. O corpus final resultou em oito artigos que apresentam diversas metodologias de TA, as quais possibilitaram melhorar a acessibilidade no ensino aprendizagem, promover a autonomia e a independência, fomentar as habilidades funcionais de alunos com deficiência física. Todavia, os estudos não indicam a articulação entre TA e currículo escolar, embora evidencie a imprescindibilidade da TA na promoção de uma escola inclusiva. Conclui-se que as tecnologias assistivas são fundamentais para remover as barreiras nos diferentes níveis e ordens, bem como para promover o direito à educação.

Biografia do Autor

João Henrique da Silva, Universidade Paulista (UNIP) / Professor Titular Profissional IV

Docente no curso de Pedagogia e Filosofia da UNIp. Doutor em Educação Especial pela UFSCar. Mestre em Educação pela UFGD. Pedagogo. Bacharel e licenciado em Filosofia.

Emerson Takumi Yamaguti, Fisioterapeuta do Lar Espirita Ivan Santos de Albuquerque

Fisioterapeuta na Creche Especial Maria Claro. Especialista em Reabilitação Aplicada a Neurologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas. Tem formação em psicologia e pedagogia.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Silva, J. H. da, & Yamaguti, E. T. (2020). REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Crítica Educativa, 6(1), 1–18. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id382

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais