O ESTADO DA ARTE SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id425

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, estado da arte

Resumo

A formação inicial de professores compõe uma das etapas da formação docente que contribui para o seu desenvolvimento profissional docente. O presente artigo, portanto, tem como objetivo realizar um levantamento das pesquisas sobre a formação inicial de professores na última década. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, realizada a partir de artigos publicados em periódicos Qualis/CAPES com estratos A1 e A2. Os resultados permitem apontar que os principais temas sobre formação inicial de professores identificados nos artigos analisados na última década centram-se principalmente em: Estratégias Pedagógicas, Tecnologia de Informação e Comunicação, Estágio supervisionado, Identidade Profissional, Articulação Teoria e Prática e Saberes Docentes. Nossos resultados revelam ainda que a Formação Inicial de Professores é uma etapa importante para que o licenciando construa alguns saberes docentes que contribuem para a construção da sua identidade profissional.

Biografia do Autor

Jeniffer Rafaella Matoso Vieira da Rosa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação MAtemática. Licenciada em Ciências Biológicas.

Márcio Akio Ohira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002) (licenciatura plena/Bacharelado), Mestrado Em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em ensino de Ciências e educação Matemática (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (campus Uvaranas) nas disciplinas integradoras de Laboratório de Ensino. Atuou como Membro da Comissão Estadual/Institucional Universidade para os Índios (2007-2014) e Presidente do XIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Atuou como Coordenador de Gestão PIBID - Uenp (2012-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, formação de professores e prática de ensino de Ciências e Biologia.

Ana Lúcia Pereira Baccon, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos - DRI, com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014, bolsas CAPES). Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo (Adjunto) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Matoso Vieira da Rosa, J. R., Ohira, M. A., Pereira Baccon, A. L., & Lucas, L. B. (2020). O ESTADO DA ARTE SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Crítica Educativa, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id425

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais