UM MODO DE LER A CONSTRUÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFISSIONAIS BACHARÉIS QUE LECIONAM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id446

Palavras-chave:

Bacharel Professor. Formação de Professores. Ensino Superior. Serviço Social

Resumo

De que espaços profissionais assistentes sociais que lecionam no ensino superior da área reconhecem virem os discursos que (con)formam suas identidades docentes? As respostas a essa questão, obtidas em uma pesquisa empírica realizada com assistentes sociais professores/as do ensino superior em duas unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais são admitidas, neste texto, como mote para o desenvolvimento de um argumento construído a partir das teorizações inspiradas nos deslocamentos conceituais propostos pelo filósofo francês Michel Foucault. Nesse contexto, as falas obtidas no estudo já mencionado corroboram com o argumento de que as identidades docentes são uma confluência de discursos advindos de um mosaico de espaços, alguns dos quais sem terem, inicialmente, a intencionalidade de contribuir para a formação docente do bacharel que assume a condição de docente do ensino superior.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Divinópolis

Professor em cursos de ensino técnico de nível médio, de graduação e de pós-graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – campus Divinópolis. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ronaldo Alves Duarte, Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Divinópolis

Professor do curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus Divinópolis. Doutor em Política Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Assistente Social do Serviço de Referência em Saúde Mental (SERSAM) de Divinópolis -MG.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Alves dos Santos, R., & Alves Duarte, R. (2020). UM MODO DE LER A CONSTRUÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFISSIONAIS BACHARÉIS QUE LECIONAM NO ENSINO SUPERIOR. Crítica Educativa, 6(1), 1–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id446

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais